Economista pela FEA/USP, MBA em Finanças pelo IBMEC Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, Mestre em Economia pela Universidade Mackenzie, e Doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Cursos de especialização e aperfeiçoamento no Local Autonomy College – Ministry of Internal Affairs and Communications (Tóquio, Japão), na Harvard Business School (Boston, EUA), na Toyota Motor Company (Nagoya, Japão) e na Darden Business School da Universidade da Virgínia (Charlottesville, EUA).
Sócio da Zimba Asset Management & Properties (Barueri, SP), da Nogami Participações Ltda. (São Paulo, SP) e da Valor Humano Instituto de Ensino e Pesquisa (Blumenau, SC). Membro de conselhos de administração, técnicos, consultivos e editoriais. Professor em programas de educação executiva do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.
É co-autor dos livros Recursos e desempenho dos programas de formação de mão-de-obra (Nobel/MTb, 1985), Fundamentos de economia (Terra, 1994),Princípios de economia (Cengage Learning, 2012, 6 ed.), Princípios de economia – livro de exercícios (Thomson-Pioneira, 1999), Dinâmica da economia mundial contemporânea (Scortecci, 2003) e Latin American business cultures (New York: Pearson, 2005; London: Palgrave Macmillan, 2011), e autor dos livros Não seja o pato do mercado financeiro (Avercamp, 2004) e Economia (IESDE, 2007). Palestrante, conferencista e autor de mais de uma centena de artigos e trabalhos acadêmicos.
PALESTRAS
Palestras com abordagem simples e objetiva, destacando fundamentos e relações de causa efeito que permitam o fácil entendimento dos cenários e tendências.
As apresentações são personalizadas, segundo o público-alvo e os objetivos dos organizadores, garantindo o interesse e a compreensão do tema.
Alguns exemplos de temas relevantes e atuais, apresentados em eventos fechados de empresas, congressos, seminários e universidades:
– Panorama atual da economia brasileira e perspectivas para 2014
– Por que as empresas quebram?
– BRICS: a ressaca do crescimento
– A economia mundial em transformação: impacto nas empresas
– A década do varejo
– Brasil e o agronegócio
– Os desafios do Brasil e suas multinacionais
– Crescimento empresarial: a operação e as metas da empresa
– O stress da economia mundial e seus reflexos sobre o Brasil
– Crise externa, política cambial e o mercado de bens de capital
– Perspectivas de um novo governo
– O pneu furou. E agora?