Mário Chady e Eduardo Ourivio fundaram o Spoleto em 1999 no Rio de Janeiro.
Após oito anos atuando juntos no ramo de varejo alimentício, os dois perceberam uma grande necessidade por parte das pessoas que se alimentavam fora de casa: uma refeição saborosa, rápida e de alta qualidade, servida através de um ótimo atendimento que as deixassem à vontade. Nascia, assim, o inovador conceito do Spoleto onde o cliente é o chef e, como em casa, tem a liberdade de escolher ingredientes e criar suas próprias receitas. Uma inovação que possibilitou a união da qualidade de um restaurante com a rapidez de um fast-food. Desta maneira, o conceito Spoleto surgia como excelente opção de alimentação fast-casual.
O primeiro restaurante Spoleto foi aberto ainda em 1999, com sua proposta inovadora – “RESTAURANTE DE CULINÁRIA ITALIANA, RÁPIDO E SAUDÁVEL, COMO VOCÊ QUER” – logo ganhou um público fiel e se destacou no mercado. Após dois anos estudando e aprimorando a operação e o mix de produtos do restaurante, Eduardo e Mário se dedicaram a um novo desafio: levar este modo diferenciado de refeição a um maior número de pessoas. Através do sistema de franchising, a Rede Spoleto cresceu e hoje possui cerca de 200 restaurantes situados em todo o Brasil, além de lojas na Espanha e no México. Com o passar do tempo, o Spoleto ganhou reconhecimento e conquistou os prêmios Abrasce e Alshop, o Selo de Qualidade da Associação Brasileira de Franquias – ABF, além de outros prêmios importantes. Ainda, foi selecionado como empreendedor Endeavor.
Vale destacar que, ao longo dos anos, o Spoleto escreveu sua estória pautada na arte. A arte de cozinhar, a arte de atender, a arte de servir e a arte de encantar ao cliente. Como não poderia deixar de ser, o Spoleto seguiu a tradição artística da cidade italiana que dá nome à rede.
Eduardo Ourivio e Mário Chady lançam o primeiro Spoleto no Rio de Janeiro. No mesmo ano foram abertos mais quatro restaurantes, um deles no Shopping Rio Sul.
A rede já contava com 14 restaurantes. O Spoleto entra em sociedade com a fábrica de massas e molhos Oltremare.
Após quatro anos de expansão, contávamos com 75 restaurantes. O Spoleto alcança posicionamento nacional. É selecionado como empreendedor Endeavor, o que demonstra seu pioneirismo, já que a Endeavor é uma ONG presente em diversos países, atuando para estimular e reconhecer o esforço empreendedor de empresas como o Spoleto. Ainda, recebe novamente o selo de qualidade ABF.
Quase 100! A rede já possuía 91 restaurantes. O Spoleto ganha os prêmios ABRASCE e Alshop. A linha de pratos “Allegro” era lançada para o Dia das Mães, assinada pelo artista Sérgio Maurício Manon. A exposição “Receitas”, do fotógrafo Sérgio Pagano, fez sucesso em exposição realizada em nossa loja da Gávea. Neste ano, foi realizada a 1ª edição do nosso Campeonato de Malabarismo, dando início a uma tradição.
Em seu sexto ano, a marca Spoleto já estava presente em 120 restaurantes. Mais uma vez, é premiado pelo Alshop. São abertos os primeiros dois restaurantes no México, inaugurando a expansão internacional da rede. Foi inaugurado o Espaço Spoleto de Arte, no Shopping da Gávea. O vernissage de “Exuberância”, da artista Lu Martins, impressionou a todos. Por fim, Eduardo Garcia fez enorme sucesso com a linha de pratos “Tesouro Perdido”, que também contou com um lindo vernissage em nosso espaço de arte.
O Spoleto ganha pela terceira vez o prêmio Alshop. A previsão para 2007 era de ultrapassarmos a marca de 200 restaurantes no Brasil. Com a Copa do Mundo, veio a exposição “Nação de Craques”.
A rede conquistou o Selo de excelência em Franchising ABF, o Prêmio Melhor Empregador do Estado do RJ, o Prêmio Pulo do Gato e o Prêmio Alshop de Melhor Culinária Rápida. Além disso, o Spoleto já tinha seis lojas no México e cinco na Espanha. Em A rede conquistou o Selo de excelência em Franchising ABF.
Foram abertas 25 lojas em 2009. Já são 233 no Brasil, 23 no méxico e 2 na Espanha. nosso Espaço de Arte, uma exposição com temas em Grafite deu um tom de arte urbana ao local. Sensacional!
Conquista do Prêmio Franquias da Editora Globo, Prêmio Endeavor e Prêmio Pulo do Gato. A rede possui 200 lojas no Brasil e a meta é de 214 até o final do ano. Hoje, já são oito lojas no México, que realizaram pela 1ª vez seu campeonato local de malabarismo! O Spoleto marcou presença no Fashion Rio, além de realizar o Festival Del Sole com o artista Felipe Guga e o Festival de Inverno com os designers Juarez Escosteguy, Gabriel Kempers e Adriano D’ Aguiar.
Em 2009 foi realizado no Rio de Janeiro o primeiro campeonato mundial de malabarismo do Spoleto.