Marcos Pontes, 50 anos, o primeiro e único astronauta brasileiro a viajar para o espaço, palestra nessa terça (15), às 18h, no 1º Conemb (Congresso Nacional das Engenharias de Mobilidade), no Complexo Expoville. Pontes vem a Joinville contar sua trajetória e sua experiência na “Missão Centenário”, em 2006, quando passou dez dias no espaço. Realizado pela Ufsc (Universidade Federal de Santa Catarina) Joinville com apoio da RICTV Record o evento reúne mais de três mil participantes das áreas de engenharias aeroespacial, automotiva, ferroviária e metroviária, mecatrônica, naval, de transportes e logística, e de infraestrutura de transportes até sexta (18).
Engenheiro aeronáutico formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), mestre em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, da Califórnia, nos Estados Unidos, Pontes começou a trabalhar aos 14 anos, como eletricista. Em 1981, ingressou na Academia da Força Aérea e, em 1984, se formou piloto militar. Em 1998, abandonou a carreira de tenente-coronel para se dedicar à vida de astronauta da Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço), em Houston, no Texas, nos Estados Unidos, no Programa da Estação Espacial, onde permanece a disposição da Agência Espacial Brasileira.
Para Pontes, hoje o mercado da engenharia aeroespacial cresce no planeta, mas está estagnado no Brasil. O astronauta acredita que o investimento em ciência e tecnologia precisa ser atrelado a aplicação feita na educação para que o País possa desenvolver seu potencial na área tecnológica. “Se compararmos com países com estágio de desenvolvimento semelhante e as mesmas aspirações que o Brasil, veremos que o nosso investimento é relativamente pequeno e espalhado por uma série de projetos sem necessariamente estarem ‘conectados’ por um objetivo maior”, analisa. Mesmo com as limitações do País, Pontes classifica o mercado como promissor.
Palestras – Temas
Educacionais: treinamento e muito trabalho! Essas são as chaves da prosperidade. Mas é preciso saber como utilizar bem essas ferramentas!
– Técnicas de preparação pessoal: É Possível! Como transformar seus sonhos em realidade
– Processo decisório na carreira
– Importância do treinamento
– Importância da educação
Interesses Gerais: a preparação completa e eficiente tem aspectos diversos.
– Vivendo no espaço – Impacto sobre a fisiologia humana
– Atividades Espaciais
– Atividades Aeronáuticas
– Preservação do Meio Ambiente
– Atividades sociais
– Projetos Multiculturais (Internacionais)
Desenvolvimento Pessoal: saiba como descobrir e utilizar todo o potencial humano para o equilíbrio emocional e para o sucesso pessoal e profissional.
– Persistência
– Autoconfiança
– Determinação
– Potencial pessoal
– Criatividade
– Estabilidade emocional
– Organização pessoal
Corporativos: os recursos humanos são a parte mais valiosa do capital de qualquer empresa. Ideias, harmonia, sincronismo, metodologia e habilidades. No mercado competitivo de hoje, sobreviverão apenas às empresas mais preparadas.
– Definição de Metas
– Planejamento
– Liderança
– Trabalho em equipe
– Gerenciamento de projetos
– Gerenciamento de riscos