Mais conhecido como Junior Cigano ou Junior dos Santos, é um lutador brasileiro de MMA, atual detentor do cinturão de campeão da categoria peso pesado do UFC.
Carreira no MMA
Nascido em Caçador, Santa Catarina, atualmente reside em Salvador, Bahia. É o atual campeão dospesos-pesados do UFC ao derrotar o ex-campeão Cain Velasquez com apenas 1m04s no UFC on Fox:Velasquez vs. Dos Santos, evento que iniciou no dia 12 de novembro de 2011 e terminou no dia 13 de novembro, no horário de Brasília. Junior dos Santos era em grande parte desconhecido no MMA, atéestrear no UFC 90: Silva vs Cote, quando derrotou o brasileiro Fabrício Werdum, com um uppercut devastador. Junior dos Santos luta sob a tutela dos irmãos Nogueira, Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, do ex-campeão dos meio-pesados Lyoto Machida e do campeão dos pesos médios Anderson Silva. Depois, Junior enfrentou Stefan Struve no UFC 95 e conseguiu derrotá-lo por nocaute técnico no primeiro round.
Cinturão dos pesos-pesados do UFC – Cigano em sua pesagem da luta que valeu o “title shot”
Com apenas 5 anos no octógono, “Cigano” sagrou-se campeão dos peso-pesados do UFC nocauteando Cain Velasquez após um minuto e quatro segundos do 1º round em uma luta histórica no UFC on FOX 1, que pela primeira vez foi transmitida pela TV aberta, tanto nos EUA (Fox) quanto no Brasil (Globo).
Júnior dos Santos foi o segundo brasileiro a conseguir o cinturão dos pesados, porém foi o primeiro a consagrar-se campeão absoluto da categoria. Minotauro havia sido campeão interino da divisão. Cigano foi apresentado sob vaias da torcida americana, porém manteve-se concentrado no combate.
Por outro lado, o mexicano-americano se mostrou irreconhecível, com uma expressão tensa, incomum do confiante Cain. Nos primeiros segundos de luta os lutadores buscaram a trocação, onde o peso-pesado brasileiro leva incontestável vantagem sobre todos os lutadores de sua categoria. O dono do melhor boxe do UFC se mostrou leve e tentou em alguns momentos dominar o centro do octógono.
Ao tentar acertar um chute a meia altura, o catarinense foi respondido com uma tentativa de agarramento de Velasquez, mas rapidamente conseguiu se desvencilhar. Os pesos-pesados trocaram alguns golpes até “Cigano” acertar um cruzado de direita que mexeu
com o equilíbrio do rival. Velasquez foi ao chão e “Cigano” o castigou com socos até a intervenção do juiz e vencer o combate por nocaute técnico.
Foi a primeira derrota da carreira do americano, que é filho de mexicanos.[17]. “Cigano” ganhou o prêmio de nocaute da noite e garantiu o terceiro cinturão do UFC para o Brasil.
Além de “Cigano”, José Aldo pelos penas e Anderson Silva pelos médios também detêm o cinturão da organização.
Teve luta marcada contra Alistair Overeem, que acabou desfeita porque Overeen testou positivo no exame anti-doping. Frank Mir foi deslocado de seu confronto contra Cain Velasquez que acontecia no mesmo evento, para desafiar o dono do cinturão, Júnior Cigano.
Temas das palestras:
Empreendedorismo / Competitividade
Case de Sucesso
Motivação
Força de Equipe – Foco no Resultado