Ernesto Lozardo graduou-se com honra em administração de empresas na New York University, onde também obteve o MBA; é mestre em economia pela Columbia University,ambas universidades nos Estados Unidos. Foi bolsista e monitor em finanças na New York University, e bolsista da OEA na Columbia University. Desde 1977, é professor de economia da EAESP-FGV.
Ex-Secretário do Planejamento e Economia do Estado de São Paulo; ex-Presidente da Prodesp, empresa de informática do Estado de São Paulo, quando criou o Info São Paulo, renomeado Poupa Tempo.
Foi diretor da Caixa Seguros; ex-Sócio Diretor na Futura International Comercial Ltda; integrou o programa young economists no Banco Mundial.
É consultor de empresas em finanças e economia; e membro do Conselho de Administração de empresas privadas.
Prêmios
– Phi Alpha Kappa Honorary Societary pelo desempenho em finanças, quando cursou a New York University.
– Graduou-se cum lauda na New York University
Publicações
Lozardo escreve regularmente para vários jornais e periódicos nacionais e internacionais em assuntos relacionados à economia nacional, globalização, energia, comércio internacional, infraestrutura e empresas. No Brasil escreve nos seguintes jornais: O Estado de São Paulo, Valor Econômico, Brasil Econômico, e Folha de São Paulo. É autor dos seguintes livros: Globalização: a certeza imprevisível, 2008, segunda edição, Editora do Autor; Derivativos no Brasil: fundamentos e práticas, BM&F, 1998 (esgotado); e Déficit Público Brasileiro: política econômica e ajuste estrutural, Editora Paz e Terra (esgotado).
Temas:
– Cenários e Perspectivas.
– Transformações econômicas nacionais e internacionais
– economia, comércio, energia, infraestrutura, empresarial e social.
Formato das palestras: Inexiste palestra pronta. Cada trabalho é desenhado para atender à demanda do cliente e à satisfação do público alvo. Portanto, existe a necessidade de uma conversa prévia do palestrante com a contratante. Este receberá um roteiro da proposta do trabalho antes do evento para que haja plena sintonia de expectativa de ambas as partes.
Tempo da palestra: Duas horas, sendo, uma hora e meia de apresentação com o uso de data show, e 30 minutos para debate. Essa modalidade de trabalho pode ser direcionada a um serviço adicional à clientela, aos funcionários, diretores, ou identificar um cenário de negócios/ investimentos.