Escolheu jornalismo porque queria testemunhar a história. Cumpriu-se o destino. Formou-se em Comunicação pela Universidade de Brasília e fez carreira na TV a partir de 1987.
Registrou todos os planos econômicos e tentativas de estabilização da moeda brasileira. Na política, acompanhou as CPIs que mudariam o destino do Brasil, como a que culminou no impeachment do presidente Collor.
Correspondente internacional de 1997 a 2000, Ana Paula esteve nas guerras de Kosovo e do Afeganistão, presenciou a prisão do ex-ditador Augusto Pinochet e o acidente nuclear de Tokaimura, no Japão.
A jornalista já visitou diversas regiões do mundo para gravar matérias especiais: Afeganistão, África do Sul, Alasca, Albânia, Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Colômbia, Congo, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Etiópia, França, Holanda, Índia, Itália, Japão, Paquistão, Paraguai, Peru, Portugal, Quênia, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Sérvia, Sudão, Suíça, Islândia, Uruguai, Venezuela, entre outras.
Em maio de 2009, assinou contrato com a Rede Record para apresentar o Jornal da Record, ao lado do jornalista Celso Freitas.
A palestra:
– Conjuntura econômica