O Tio Samba, orquestra típica de samba, caracteriza-se por seus arranjos que unem os característicos instrumentos de cordas e percussão dos grupos regionais de samba e choro aos sopros geralmente utilizados nas bandas de música, produzindo, deste modo, uma sonoridade diferenciada, muito vibrante e também sofisticada. Além do repertório de composições de seus integrantes, o grupo dá roupagem nova às músicas de autores como Noel Rosa, Geraldo Pereira, Ary Barroso, Cartola, Baden Powell, Tom Jobim, Chico Buarque, etc.
Surgido em 1998, já tocou com grandes compositores e intérpretes do samba, dentre eles, Wilson Moreira, Walter Alfaiate, Delcio Carvalho, Tia Surica e Paulo Marquez, além de ter se apresentado com artistas como Nana Caymmi, Germano Mathias e Luciana Alves.
Em seu currículo incluem-se apresentações em diversas casas de espetáculo, destacando-se a Sala Sidney Miller, da Funarte, o Centro Cultural da Light, o Teatro Rival, o Teatro Municipal de Niterói, o Teatro da UFF, a Sala Baden Powell, a Choperia do Sesc-Pompéia, o Centro de Convenções do Anhembi e o Centro Cultural Carioca.
Em setembro de 2003, o Tio Samba lançou seu primeiro CD, “Quero Ver”, com composições próprias e obras de nomes consagrados do samba. Em novembro de 2010, o grupo lançou seu segundo CD, “É Batata! – Carmen Miranda Revisited”, dedicado a uma releitura do repertório da “Pequena Notável”, trabalho que lhe valeu a indicação ao 22º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Grupo de Samba. Em 2012, foi lançado o CD “Mais pra cá do que pra lá”, com repertório formado exclusivamente por músicas inéditas, todas de autoria de integrantes do grupo. Neste momento o grupo lança seu primeiro DVD, “Show”, gravado ao vivo no Teatro SESI do Centro do Rio de Janeiro