Visionário e empreendedor nato, Roberto Justus é hoje uma das principais referências do mercado publicitário e do âmbito empresarial brasileiro. Em 29 anos de trajetória profissional, sempre comandou grandes times criativos e ajudou a revelar talentos que fazem a história da propaganda nacional – uma das mais reconhecidas em todo o mundo. No último mês, ele somou dois novos feitos à carreira.
Foi eleito Líder mais Admirado do Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela TNS/Grupo DMRH com 35 mil jovens estudantes e recém-formados em 2010. E, pela segunda vez consecutiva, levou o título de Publicitário mais Confiável do País em levantamento da revista Seleções e do Ibope Inteligência.
Roberto Justus deixou os negócios da família para trilhar o próprio caminho em 1981, quando iniciou a carreira no mercado publicitário como sócio de uma agência de propaganda. Depois de 17 anos, saiu da sociedade e fundou a sua nova agência, a Newcomm Comunicação Integrada. Em pouco tempo, a operação atraiu a atenção e os investimentos da multinacional Bates Worldwide, controlada pelo grupo inglês Cordiant, dando origem ao grupo NewcommBates.
Em 2004, com a aquisição da Cordiant pela WPP, Justus tornou-se sócio do maior conglomerado de comunicação do mundo, e a holding passou a se chamar Grupo Newcomm. Sob o seu comando estão as operações das agências Y&R (líder do ranking de agências no Brasil, nos últimos oito anos, de acordo com o Instituto Ibope Monitor), Wunderman (agência de marketing de relacionamento e interatividade) e Energy (especializada em comunicação integrada) e da Ação Premedia e Tecnologia (empresa especializada em serviços de manipulação de imagens, pré-impressão e logística digital).
A bem-sucedida trajetória como empreendedor resultou em um novo desafio: estrear na televisão como apresentador. Em 2004, Justus passou a comandar o programa O Aprendiz, na Rede Record, o qual já era um grande sucesso nos Estados Unidos. Em junho de 2009, depois de seis edições à frente do programa, aceitou o convite para se transferir para o SBT.
Na emissora de Silvio Santos, passou a comandar o eletrizante game show 1 contra 100.
Formado em Administração de Empresas na Universidade Mackenzie, com vários cursos de extensão no exterior, Roberto Justus conquistou importantes premiações ao longo de sua carreira. Além das já citadas, estão Publicitário do Ano no Prêmio Colunistas, promovido pela ABRACOMP – Associação dos Colunistas de Marketing e Propaganda (1997); Dirigente do Ano no Prêmio Contribuição Profissional, promovido pela APP – Associação dos Profissionais de Propaganda (2003); Prêmio Caboré, um dos principais da publicidade brasileira, concedido pela editora Meio &
Mensagem, na categoria Dirigente da Indústria da Comunicação (2006); e Empreendedor do Ano nas Comunicações pela revista IstoÉ Dinheiro (2007).
Temas das palestras:
• Marketing e Comunicação em Geral – estratégias, ponto de venda, produto, varejo, etc..
• Conquista, manutenção, recuperação e o valor da “marca” das organizações como diferencial de mercado.
• Imagem empresarial
• Liderança
• Venda Criativa
• Atendimento ao cliente (foco do cliente X foco no cliente)
• Quebra de paradigma
• Características e Posturas do Líder
• Transformar problemas em oportunidades
• Tratar as pessoas como gostaria de ser tratado
• Bom atendimento e atualização são fundamentais
• Nada substitui o contato humano
• Motivar sua equipe
• Transformar objetivos individuais em objetivos em comum
• Dar crédito a quem merece
• Interpretar o que acontece na empresa e no mundo
• Perder
• Tomar decisões rápidas
• Ouvir e ser comunicativo
• Respeitar e ser respeitado
• Ter carisma e ser humilde
• Compreender e gerenciar as pessoas
• É impossível agradar a todos
• O feeldback vem de todos os níveis de funcionários dentro de uma empresa
• O elogio de um líder gera muito entusiasmo, enquanto uma critica mal feita pode gerar um grande problema.