Valdir Novaki é um pipoqueiro que trabalha ao lado da Catedral Metropolitana de Curitiba, na praça Tiradentes, centro histórico da cidade de Curitiba-PR.
É um exemplo de empreendedor, que tem sido referenciado atualmente pelo país todo, inclusive pelos senhores do marketing.
Suas bandeiras são a higiene, o carinho e o respeito ao consumidor.
Bandeiras, aliás, que tem sido negligenciadas pela maioria dos comerciantes, em particular os ambulantes, pelo Brasil todo.
Recentemente virou empreendedor individual no Paraná. Sua formalização foi feita na sede do Sebrae no Paraná, em Curitiba.
Com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) em mãos, o empreendedor, famoso no Brasil por suas palestras sobre empreendedorismo, atendimento e varejo popular, pode, a partir de agora, emitir nota fiscal e desfrutar de vantagens previdenciárias e empresariais.
Os clientes de Valdir contam com cartão-fidelidade, que dá direito à pipoca de graça depois da compra de um determinado número de pacotes; kits de higiene, composto por guardanapo, álcool 70, palito de dente, bala de hortelã e sachê com fio dental; e atendimento 100% personalizado.
Por R$ 2,50, valor cobrado por um pacote grande com pipoca doce (com coco ou achocolatado) ou salgada (com bacon), Valdir promete o que os especialistas em varejo chamam de “experiência de consumo”.