Solicite um orçamento!

Marcos Pontes

Marcos Pontes, 50 anos, o primeiro e único astronauta brasileiro a viajar para o espaço, palestra nessa terça (15), às 18h, no 1º Conemb (Congresso Nacional das Engenharias de Mobilidade), no Complexo Expoville. Pontes vem a Joinville contar sua trajetória e sua experiência na “Missão Centenário”, em 2006, quando passou dez dias no espaço. Realizado pela Ufsc (Universidade Federal de Santa Catarina) Joinville com apoio da RICTV Record o evento reúne mais de três mil participantes das áreas de engenharias aeroespacial, automotiva, ferroviária e metroviária, mecatrônica, naval, de transportes e logística, e de infraestrutura de transportes até sexta (18).

viva-produtora-marcos-pontesEngenheiro aeronáutico formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), mestre em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, da Califórnia, nos Estados Unidos, Pontes começou a trabalhar aos 14 anos, como eletricista. Em 1981, ingressou na Academia da Força Aérea e, em 1984, se formou piloto militar. Em 1998, abandonou a carreira de tenente-coronel para se dedicar à vida de astronauta da Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço), em Houston, no Texas, nos Estados Unidos, no Programa da Estação Espacial, onde permanece a disposição da Agência Espacial Brasileira.

Para Pontes, hoje o mercado da engenharia aeroespacial cresce no planeta, mas está estagnado no Brasil. O astronauta acredita que o investimento em ciência e tecnologia precisa ser atrelado a aplicação feita na educação para que o País possa desenvolver seu potencial na área tecnológica. “Se compararmos com países com estágio de desenvolvimento semelhante e as mesmas aspirações que o Brasil, veremos que o nosso investimento é relativamente pequeno e espalhado por uma série de projetos sem necessariamente estarem ‘conectados’ por um objetivo maior”, analisa. Mesmo com as limitações do País, Pontes classifica o mercado como promissor.

Palestras – Temas

Educacionais: treinamento e muito trabalho! Essas são as chaves da prosperidade. Mas é preciso saber como utilizar bem essas ferramentas!
– Técnicas de preparação pessoal: É Possível! Como transformar seus sonhos em realidade
– Processo decisório na carreira
– Importância do treinamento
– Importância da educação

Interesses Gerais: a preparação completa e eficiente tem aspectos diversos.
– Vivendo no espaço – Impacto sobre a fisiologia humana
– Atividades Espaciais
– Atividades Aeronáuticas
– Preservação do Meio Ambiente
– Atividades sociais
– Projetos Multiculturais (Internacionais)

Desenvolvimento Pessoal: saiba como descobrir e utilizar todo o potencial humano para o equilíbrio emocional e para o sucesso pessoal e profissional.
– Persistência
– Autoconfiança
– Determinação
– Potencial pessoal
– Criatividade
– Estabilidade emocional
– Organização pessoal

Corporativos: os recursos humanos são a parte mais valiosa do capital de qualquer empresa. Ideias, harmonia, sincronismo, metodologia e habilidades. No mercado competitivo de hoje, sobreviverão apenas às empresas mais preparadas.
– Definição de Metas
– Planejamento
– Liderança
– Trabalho em equipe
– Gerenciamento de projetos
– Gerenciamento de riscos