+55 (11) 2528-4181

Adalberto Piotto

Adalberto Flaviano Piotto é jornalista com especialização em economia. De 1999 a 2011, trabalhou como repórter especial e âncora da Rádio CBN em São Paulo onde, além de reportagens, apresentou o CBN Total, programa de notícias, análises e debates em rede nacional.

 

adalberto-piotto-2

Deixou a CBN recentemente para se dedicar à produção do documentário Orgulho de Ser Brasileiro, de sua autoria, que pretende dissecar o estilo de ser do brasileiro com todas as suas nuances e oscilações de sentimento enquanto cidadão.

Na CBN, foi repórter especial da emissora, correspondente no Seminário Energy & Power sobre a abertura do monopólio do petróleo brasileiro em Houston, Texas, em 2002. É autor da série especial “O 11 de Setembro: um ano depois”, indicada ao Prêmio Libero Badaró de Jornalismo. Também indicado aos prêmios Ethos pela série sobre responsabilidade social das empresas, Imprensa Embratel com a reportagem “Pirataria nas Ruas do Brasil” e GP Ayrton Senna de Jornalismo com “Escola de crianças…no hospital!” sobre educação hospitalar de crianças no Hospital do Câncer de São Paulo.

Cinco vezes indicado entre os 10 melhores âncoras de rádio do site Comunique-se, especializado em mídia.
Formou-se em jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba em 1994. Entre 1997 e 1998, estudou inglês e cultura britânica na St Giles College de Londres e na Leeds Metropolitan University, Leeds, Inglaterra. Em 2004, concluiu especialização em economia em nível de pós-graduação pela Fipe-USP.

Trabalhou como repórter de política e cotidiano em emissoras de televisão afiliadas à TVE, Rede Record e SBT no interior de São Paulo. Na TV Brasil, SBT de Campinas, foi repórter de rede do TJ Brasil.

Consultor de media training de assessorias de comunicação, tem treinado executivos de grandes companhias brasileiras. É palestrante, mediador de debates e apresentador de seminários nas áreas de política, economia e jornalismo.

Em 2004, foi selecionado pelo Departamento de Estado do governo dos EUA para o programa International Future Leadership, para visitas segmentadas na área de política, economia e comunicação com ênfase em mídia, cobriu as eleições americanas daquele ano e eventos sobre comércio internacional. À época, foi palestrante convidado da Semana de Educação Internacional da New School University de Nova York, em novembro de 2004.
Em junho de 2006, foi visitante convidado do Ministério de Relações Exteriores da França para o programa de entrevistas sobre Relações Internacionais (Iraque, Irã, Conselho de Segurança da ONU), Comércio Exterior (rodada Doha, negociações Mercosul/União Européia) e Política Agrícola Francesa.

Em setembro-outubro de 2009, foi um dos 16 latino-americanos participantes da primeira conferência sobre sustentabilidade entre a Austrália e América Latina onde desenvolveu em grupo a apresentação do trabalho Thirst for Sustainability.

É palestrante convidado de entidades empresariais e escolas de comunicação como Fundação Dom Cabral, Sebrae, CIEMG, PUC-SP e RJ, ECA-USP, São Judas, Universidade Metodista de São Bernardo e UNIMEP – Piracicaba, SENAC entre outras.

É embaixador do Instituto Trata Brasil, Organização Não-governamental dedicada a estudar e propor alternativas ao saneamento básico.

Recentemente, tem-se dedicado à literatura e a roteiros de documentários, além de editor e idealizador do videoblog www.homosapiens.net.br, um blog livre de editorias e aberto às discussões de tudo que o ser humano possa fazer.

Top
Desenvolvido por: